FANDOM

Linha do Tempo Editar

Ano Evento
1 Vm O cometa vermelho surge nos céus. A Era Vermelha se inicia
32 Vm O Grande Palácio de Tulamanoc é construído.
C. 100 Vm As cidades-estado humanas se desenvolvem mais, tornando-se grandes centros urbanos no norte de Alidan.
108 Vm Da tradicional da fundação de Trono Aquilar.
108 Vm Reunificação dos estados nanicos no Terceiro Clanato.
130 Vm Início da era dos Debates das Mil Teorias entre os gnomos.
153 Vm Os anões constróem a primeira grande represa de pedra do mundo, contendo as enchurradas constantes do rio Tuzar.
200 Vm O Terceiro Clanato é derrubado em um golpe de estado que dá início ao Quarto Clanato.
264 Vm Os anões invadem as terras dos gnomos. O Grande Palácio de Tulamanoc é posto abaixo para forçar a submissão dos gnomos enquanto povo escravizado.
C. 300 Vm Dezesseis domínios dracônicos distintos já existem em Dracônia.
327 Vm Os gnomos são liberados de sua escravidão.
345 Vm Uma guerra civil divide o Quarto Clanato.
350 Vm Os humanos inventam a democracia.
358 Vm O gnomo Zerkidoc escreve "As Relações Espaciais", um tratado de geometria e geomancia. Este tratado é o primeiro a sistematizar o uso do zero em posições decimais.
360 Vm O gnomo Banineu padroniza a gramática gnômica, fazendo uso do alfabeto comum dos humanos.
370 Vm Os anões começam a se espalhar pela costa norte de Alidan, iniciando as Guerras Nano-Humanas.
376 Vm Zagor, um talentoso alquimista metadílio, desenvolve o elixir que transmite a feitiçaria dracônica aos filhos de mulheres grávidas que o bebem.
399 Vm As Guerras Nano-Humanas cessam, com vitória dos humanos.
418 Vm As cidades humanas entram em guerra civil, polarizando-se em torno de Colina Branca e Trono Aquilar.
C. 450 Vm A cultura gobelã de Ustro atinge seu ápice.
519 Vm Tulfo, o Grande, inicia uma grande onde de conquistas, derrotando os exércitos do Quarto Clanato. Os anões se retraem mais para o interior de Pomóvia.
524 Vm Tulfo, o Grande, morre.
736 Vm Sávio Quatro-Dedos invade as terras élficas da costa ocidental de Alidan.