FANDOM

Entende-se por Era Negra os anos anteriores ao surgimento do primeiro cometa. Esses anos são computados de trás para frente. Assim, ao ano 100 Ng, sucedeu-se o ano 99 Ng. Desta forma, 50 Ng indica 50 anos antes do cometa vermelho. Não existe ano zero no cômputo. Ao ano 1 Ng (o ano anterior ao cometa vermelho) segue-se 1 Vm (o ano no qual o cometa vermelho apareceu).

Linha do Tempo Editar

Abaixo resumem-se os principais eventos históricos que ocorreram na Era Negra.

Ano Evento
C. 3000 Ng As tribos humanas começam a evoluir de caçadores-coletores para pequenos vilarejos agrícolas.
C. 2500 Ng Primeiras evidências de magias necromânticas no mundo, praticadas pelos humanos na tentativa de trazer os entes queridos de volta à vida
C. 2500 Ng Os anões desenvolvem ligas de bronze e latão. Pelo fato do cobre e estanho serem comuns em Alidan, a tecnologia do bronze se espalha. Mas o zinco é típico de Pomóvia, mantendo o latão uma liga local.
C. 2300 Ng As primeiras runas nanicas formam a escrita mais primitiva conhecida.
C. 2200 Ng Os elfos nômades de Avalindra começam a se concentram em vilas e aldeias. A agricultura se limita a aveia. Suas vilas sobrevivem de pastoreio.
C. 2000 Ng Os anões desenvolvem um calendário solar.
C. 2000 Ng Os elfos de Avalindra começam a erguer os primeiros círculos de pedra associados aos movimentos dos astros no céu.
C. 2000 Ng Primeiro uso de papiro como superfície de escrita. Esse uso é atribuído aos gnomos.
C. 1800 Ng Diferentes comunidades nanicas independentes se unem na primeira forma de império conhecida no mundo. O Primeiro Clanato se inicia.
C. 1800 Ng A comunidade humana de Colina Branca atinge 80.000 habitantes. Trata-se do centro urbano mais populoso àquela época.
C. 1700 Ng A civilização metadília de Hin Tani (Dracônia) atinge o auge de seu florescimento, tendo dominado a fabricação do bronze e o planejamento urbano, incluindo grande ênfase em higiene e saneamento.
C. 1700 Ng A civilização gobelã em Ustro começa a se desenvolver.
1328 Ng O Fogo dos Céus despenca sobre Dracônia.
C. 1300 Ng Os anões de Pomóvia constróem as mais antigas fortalezas escavadas na rocha. Antes disso, apenas mausoléus e catacumbas eram escavados nas encostas das montanhas, mas não fortalezas inteiras.
C. 1300 Ng Os elfos de Avalindra estabelecem as primeiras tradições druídicas.
C. 1100 Ng Os humanos domesticam cavalos para servirem de montarias.
C. 1000 Ng Os gnomos simplificam sua escrita ideográfica para um silabário.
C. 1000 Ng Os humanos desenvolvem a primeira escrita alfabética.
C. 700 Ng Fundação do Segundo Clanato nanico.
C. 500 Ng Os gobelões erguem as primeiras cidades de Ustro
C. 500 Ng Os elfos já se espalham pela costa ocidental de Alidan, enquanto o norte do continente é ocupado pelos humanos.
C. 300 Ng Os elfos desenvolvem os primeiros grimórios, criando a forma de praticar magia como os magos a praticam.
288 Ng O Segundo Clanato se desintegra em unidades independentes, pondo fim ao império nanico unificado.
107 Ng Todas as comunidades gnômicas se unificam em um único estado, batizado de Fetifados.